SEJA BEM VINDO AO PORTAL DE INFORMAÇÕES DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM RIACHÃO-PB. VOLTE SEMPRE!

Estudos Bíblicos

Assemblá de Deus - Riachão, 25 de junho de 2010


OS PRIMEIROS FILHOS
Capítulo 4



Neste capítulo vemos as conseqüências graves da desobediência humana: altivez, ciúmes, ódio, assassínio, mentira, bigamia.
Eva reconheceu o auxílio de Deus ao ter seu filho Caim, e deu-lhe o nome de Caim, que significa aquisição: ela considerou que o havia adquirido - decerto com o sofrimento que antecedeu o nascimento. Em seguida teve outro filho (possivelmente eram gêmeos) a quem ela chamou Abel, o que sobe, ou, segundo outros, sopro, ou vaidade.
Ao fim de uns tempos - presumimos que os dois já haviam atingido a maturidade física e mental, eles trouxeram ofertas ao SENHOR.
Abel foi pastor de ovelhas, e trouxe uma oferta do rebanho: das primícias (os primeiros a nascer), e da gordura do rebanho (os mais fortes e sadios) - uma oferta valiosa, sem dúvida, externando seu desejo de agradar a Deus.
Caim foi lavrador, e trouxe do fruto da terra a sua oferta .
Embora tanto um como o outro houvessem trazido ofertas daquilo que era resultante do seu ramo de atividade, o SENHOR se agradou de Abel e da sua oferta e não de Caim e da sua oferta. Esta passagem não nos diz porque, mas o Senhor Jesus declarou que Abel era justo (Mateus 23:35, Lucas 11:51), e em Hebreus 11:4 somos informados que pela fé Abel ofereceu melhor oferta que Caim, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Deus não se agradou de Caim, porque seu procedimento era mau (v.7).
É possível que Deus houvesse já determinado a eles, diretamente, ou através de Adão, como a forma e a natureza de seus sacrifícios deveriam ser. Mesmo se assim não fosse, Deus sem dúvida estaria ensinando, mediante aceitação ou rejeição, o que era do seu agrado. A oferta de Abel implicava em derramamento do sangue de animais, o que ilustra a redenção a ser efetuada por Cristo com o seu sangue. O fruto da terra oferecido por Caim representa apenas o seu próprio esforço, e sabemos que por mais que nos esforcemos, nunca poderemos compensar nosso pecado diante da santidade de Deus.
Caim irou-se: é a atitude de quem se acha ferido em seu orgulho, o que é injustificável diante da absoluta justiça de Deus. A sua ira se revelou na expressão do seu rosto. Deus se compadeceu, porém, e o avisou que, se procedesse bem (em obediência) ele seria aceito; mas também o preveniu que, se assim não fizesse, ele seria tomado pelo pecado: a palavra jaz descreve um animal preparado para o ataque; o desejo de pecar era contrário aos interesses de Caim, e lhe cumpria controlar-se.
Diante das alternativas propostas, Caim, impelido por seus ciúmes, sucumbiu ao pecado eliminando seu irmão Abel (o primeiro homicídio).
Quando o SENHOR indagou a respeito do destino de Abel, Caim respondeu com uma mentira e uma insolência. Deus, então, vingou a morte de Abel amaldiçoando o trabalho de Caim (cujo resultado Deus não havia aceito como oferta) e condenando-o a ser fugitivo e errante pela terra.
Caim percebeu que estava afastado de Deus, e que corria perigo de vida, e se queixou da severidade do castigo. Deus mais uma vez se mostrou compassivo e pôs um sinal nele para que ninguém o matasse, pois se assim fizesse sofreria um castigo sete vezes maior.
Caim saiu da área próxima ao Jardim do Éden, onde estava morando, e foi em direção ao oriente para peregrinar no exílio (tradução de terra de Node). Ele tomou para si uma mulher (pode ter sido parente próxima - irmã, sobrinha, ou mesmo sobrinha-neta - já que naqueles tempos iniciais ainda não existiam genes mutantes para prejudicar sua descendência); teve filhos, e construiu uma cidade (habitação permanente) para seus descendentes.
Cinco gerações depois surgiu Lameque, da descendência de Caim: ele se distinguiu por sua bigamia, por ter um filho que se tornou beduíno, outro que era músico e tocava instrumentos de corda (harpa) e sopro (flauta), e outro que era metalúrgico, fazendo objetos cortantes de bronze e de ferro. Lameque declarou às suas esposas que havia cometido dois homicídios e que, se alguém o matasse, ele deveria ser vingado setenta vezes sete: sem dúvida um homem violento!
Voltando a Adão e Eva, logo depois da morte de Abel, eles tiveram outro filho, a quem Eva chamou de Sete (que significa o escolhido), para substituir Abel. Através de Sete vem a linhagem de Adão até nossos dias, pois Noé foi seu descendente. A partir de Enos (neto de Sete) "se começou a invocar o nome do Senhor": existe mais de um ponto de vista sobre o significado destas palavras, mas o entendimento mais aceito parece ser que a partir dele surgiram as pessoas que buscavam ao Senhor e O obedeciam: uma pequena minoria da qual Noé e sua família foram os últimos, antes do dilúvio.

R David Jones

Comentários

BÍBLIA ONLINE