SEJA BEM VINDO AO PORTAL DE INFORMAÇÕES DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM RIACHÃO-PB. VOLTE SEMPRE!

Estudos Bíblicos

Assembléia de Deus - Riachão, 25 de junho de 2010


A torre de Babel
Capítulo 11:1-9



Babel é um nome que veio a significar confusão, e ilustra a rebeldia da humanidade contra Deus: havendo sido instruídos a encher a terra (9:1), cerca de um século após o dilúvio os descendentes de Noé partiram para o ocidente, instalaram-se em uma planície entre os rios Tigre e Eufrates e decidiram construir uma cidade e uma torre até os céus, para tornarem-se célebres e evitar que fossem espalhados por toda a terra.
No vale entre os rios Tigre e Eufrates têm sido encontradas diversas ruínas de torres de tijolos construídas milhares de anos atrás semelhantes à torre de Babel - são chamadas zigurates pelos arqueólogos. Sua construção é sólida, em forma de funil, com uma passagem externa dando voltas até o cume onde fica um altar para sacrifícios. Decerto a torre de Babel foi sua precursora, servindo de modelo para as que foram construídas depois.
Ela não só externava a atitude arrogante, rebelde, da humanidade contra Deus, mas também era um símbolo religioso, como os zigurates que a copiaram, onde o povo adorava o sol, a lua, e as estrelas (Ninrode, bisneto de Noé, e sua esposa Semiramis vieram a ser endeusados e representados pelo sol e a lua na religião babilônica e outras que dela derivaram).
Como todos falavam o mesmo idioma, com a inteligência e os recursos naturais que tinham e o desejo de se engrandecerem, o seu progresso seria rápido no caminho da auto-suficiência e conforto material, fazendo tudo o que desejassem - e o seu coração continuava mau, rejeitando o seu Criador.
O SENHOR não podia permitir que essa rebelião contra Ele proliferasse dessa forma, e então introduziu uma barreira, que se provou muito eficaz para freiar o progresso da humanidade: ele confundiu a linguagem de cada um, de forma que não podiam se entender entre si - uma espécie de dom de línguas sem haver intérprete! Como resultado, a humanidade se dividiu e se dispersou sobre a face da terra, e a construção da cidade foi interrompida para sempre. Ainda hoje são os idiomas que separam os povos. A humanidade agora está novamente se reunindo em torno de um idioma - o inglês - propulsionada pela ciência e a cibernética, sem dúvida outro sinal de que o fim desta era está próximo.
Não podemos deixar de pensar na segunda vez em que Deus interferiu na linguagem humana: no dia de Pentecostes e nas três outras ocasiões em que a Bíblia ensina que os primeiros componentes da igreja de Cristo desses quatro grupos iniciais passaram a falar nos idiomas das outras pessoas ali presentes (eles não falaram em língua desconhecida, como querem alguns): o oposto ao que aconteceu em Babel.
Era como se Deus estivesse dizendo "tenho boas notícias para lhes dar em sua própria língua". Isto é o que Ele tem feito, e hoje a Bíblia já foi traduzida em mais línguas do que qualquer outro livro, incluindo centenas de idiomas de tribos primitivas. O Evangelho é para toda a humanidade, e o dom de línguas teve por finalidade mostrar que a confusão de línguas de Babel, tem agora seu remédio na união dos que são salvos mediante a redenção que há em Cristo. ...Vi, e eis grande multidão... de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro ... (Apocalipse 7:9).

R David Jones

Comentários

BÍBLIA ONLINE