SEJA BEM VINDO AO PORTAL DE INFORMAÇÕES DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM RIACHÃO-PB. VOLTE SEMPRE!

A história de Noé

Assemblá de Deus - Riachão, 25 de junho de 2010
 

A PREPARAÇÃO
Capítulo 6:9 a 22


Noé se destacou entre seus contemporâneos por ser justo e íntegro: àquela altura não temos notícia de que Deus houvesse dado alguma lei aos homens, sendo considerados justos aqueles que andavam com Deus: Noé, como Enoque, andava com Deus.
A humanidade não tinha desculpa para se afastar de Deus:
  1. Pela idade imensa alcançada pelos antediluvianos, sem dúvida teria havido comunicação direta de Adão a Metusalém e deste a Noé. Adão conhecia pessoalmente a Deus antes de ser expulso do jardim do Éden, e os seus descendentes, particularmente os da linha até Noé, descritos no capítulo anterior, estavam conscientizados do que era justo e agradável a Deus.
  2. Deus havia prometido um Redentor, descendente de Eva.
  3. Adão e Eva haviam aprendido que era necessário haver derramamento de sangue para cobrir seu pecado. Abel obedeceu, mas seu irmão Caim preferiu fazer uma oferta de seu próprio gosto, que foi rejeitada por Deus.
  4. Enoque profetizou em seu tempo, anunciando a vinda do SENHOR no futuro, com seus santos, para instalar seu reino na terra.
  5. Noé era um pregador, no final do período.
  6. O Espírito Santo de Deus agia nas pessoas.
Assim como Adão, eles tinham a alternativa de, ou andar com Deus, amando-o e servindo-o com sinceridade, ou de se desviar pelos seus próprios caminhos, tornando-se rebeldes e egoístas.
Todos eram dotados de consciência que os acusava quando agiam mal.
Lamentavelmente, vemos que, ao começar este relato, todo o ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra, à exceção de Noé que, correto e sincero, foi favorecido por Deus. O resto da humanidade, corrompida e cheia de violência, foi condenada à destruição.
Deus se comunicou diretamente com Noé (não sabemos como - mas decerto da mesma forma como ele se comunicou com outros na antigüidade, como o próprio Adão e Caim), e deu-lhe instruções específicas para construir uma arca. Não era nenhum navio ou barco, pois sua finalidade não era navegar, mas apenas flutuar, abrigar oito pessoas e muitos animais da chuva, e suas provisões.
Seu formato, portanto, era de um paralelepípedo, de dimensões gigantescas até para nossos tempos: 133 metros de comprimento, 22 metros de largura, e 13 metros de altura (assumindo que um côvado daquela época media 44 centímetros, como no tempo de Ezequias, uns 1.700 anos depois) com um volume, portanto, de mais de 38.000 metros cúbicos.
A arca foi feita de madeira, com uma abertura toda em volta de 44 centímetros de largura (para renovação do ar), uma única porta em um dos lados, e três pavimentos internos, com superfície total de mais de 8.700 metros quadrados. O fato de haver uma só porta nos lembra que o Senhor Jesus ensinou que Ele é a porta.
Segundo entendemos de Gênesis 2:6, e 9:14-16, ainda não havia chovido sobre a terra. Sem dúvida Noé era um homem fiel, obediente e cheio de fé em Deus para levar avante tamanho empreendimento! Tudo indica que ele levou 120 anos na construção da arca!
Em Hebreus 11:7 lemos que pela fé Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé. Também Noé é mencionado por Deus como um entre três justos - Jó e Daniel são os outros dois - em Ezequiel 14:13-20, que, pela sua justiça salvariam sua própria vida dos quatro maus juízos de Deus, a espada, a fome, as bestas-feras e a peste, mas a ninguém mais, nem aos seus próprios filhos. Lemos em 2 Pedro 2:5 que Noé foi pregador da justiça.
A situação de Noé se assemelha à dos verdadeiros crentes em Cristo de hoje:
  • Somos justos: justificados pelo sangue de Cristo.
  • A humanidade em geral no tempo de Noé era desobediente, embora a longanimidade Deus aguardava enquanto se preparava a arca, e sóoito pessoas foram salvas; assim também hoje a humanidade continua desobediente, e são poucos os que se arrependem e se voltam a Deus: a porta é estreita, apertado é o caminho para a vida, e poucos são os que acertam com ela, como predisse nosso Salvador (Mateus 7:13-14).
  • A arca figurava o batismo: não a cerimônia exterior, mas o que ela representa, a morte com Cristo e a ressurreição com uma consciência limpa diante de Deus (1 Pedro 3:20-21).
Deus anunciou que o dilúvio seria total: todos os animais com fôlego (que respiram ar) iriam morrer, porque a água cobriria toda a superfície da terra. Mas Noé, seus filhos, sua mulher e suas noras entrariam na arca, e Noé deveria colocar dentro dela um casal de cada espécie: aves, gado, répteis, para sua conservação. E alimento para todos (assumimos que os animais eram ainda vegetarianos, como foram criados).
Noé, obediente, fez tudo conforme Deus lhe ordenara.

R David Jones

 

Comentários

BÍBLIA ONLINE